BASE-FUT dinamiza grupo de trabalho europeu sobre transição energética justa

com Sem comentários

O Centro de Formação e Tempos livres CFTL), centro da BASE-FUT , propôs e dinamiza um grupo de trabalho europeu sobre desenvolvimento sustentável e transição energética justa no âmbito dos projectos de formação do Centro Europeu para os Assuntos do Trabalho (EZA).A 26 de Outubro realiza-se a 1ª reunião em Lyon com todos os parceiros do projecto de Portugal, Espanha ,França, Polónia, Alemanha e Roménia (CFTL, FIDESTRA, CFTC, USO, IFES, Solidarnosc e NBH). Reunião que  decorrerá no âmbito do Seminário da CFTC a ter lugar em Lyon de 23 a 27 de Outubro. Este encontro servirá sobretudo para intercâmbio sobre a situação em cada pais relativamente á transição justa, emprego digno e diálogo social, dificuldades, impasses e avanços.

Nos mesess de Novembro /Dezembro / Janeiro realiza-se sobretudo trabalho de casa em cada país: medidas e processos em curso; participação dos trabalhadores; papel das organizações sociais, ONGs ambientais, convergências com as organizações de trabalhadores; contactos com centros académicos; avaliação crítica.
Em Portugal iremos organizar reuniões temáticas nas diversas regiões onde o CFTL e a BASE-FUT têm delegações. Reuniões com outros actores sociais, como ONGs e organizações ambientais.

DE 9 a 12 de Fevereiro de 2023: 2ª reunião presencial em Lisboa com todos os parceiros e alguns especialistas, esta reunião decorrerá imediatamente antes ou a seguir ao Seminário a realizar pelo CFTL nessas datas. Este encontro terá como objectivo debater a evolução da situação em cada país e as propostas que forem sendo avançadas no âmbito do diálogo social, apresentação de experiências e boas práticas.

A Elaborate do Relatório final do GRUPO DE TRABALHO e divulgação das principais conclusões. está previsto para Fevereiro/março de 2023.

A metodologia do grupo de trabalho é participativa,havendo troca de informação e de conhecimentos permanente entre todos os participantes.A coordenação do Grupo  está a cargo de Susana Santos , investigadora do ISCTE.

Junta-te à BASE-FUT!