Ouve-se por vezes dizer a alguns trabalhadores que vão deixar de pagar quotas para o sindicato para reduzir despesas.Não conhecem algo muito importante.O valor da quota sindical, com majoração de 50%, deduz diretamente à coleta de IRS. Qual a poupança fiscal que poderá obter no IRS com as quotas que pagou ao Sindicato?
Ora bem.Por cada euro descontado para o sindicato deduz 1,5 € no seu IRS, ou seja, as finanças aplicam uma majoração de 50% às quotas sindicais para efeitos de abatimento à coleta, até ao limite de 1% do rendimento bruto. (CIRS Art.º 25 – Rendimentos do trabalho)
Tomemos por exemplo um associado que durante o ano de 2021 descontou 100 euros para o sindicato. O valor que contará para a dedução à coleta será de 150 euros, não porque descontou esse valor, mas porque já lá vem aplicada a majoração de 50%.
O trabalhador deve pedir ao seu sindicato uma declaração com o montante total das quotas pagas.Pagando quotas para o sindicato, para além de lhe darmos força, ainda temos vantagem fiscal ganhamos dinheiro.