Que políticas para combater a inflação?

João Paulo Branco*

A BASE-FUT esteve presente na II Conferência de Bruxelas, realizada nos dias 21 e 22 de março de 2023 e promovida pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores -EZA. Esta conferência teve como tema “As organizações de trabalhadores como atores das políticas europeias anti-inflação e como motores de inovação”.

A conferência incluiu três painéis, intitulados respetivamente “Preservar o poder de compra dos cidadãos”, “Combater usando a política monetária, mas a que preço?” e “Inovação e futuro industrial numa ordem mundial em mutação”. Entre os animadores, contaram-se sindicalistas, representantes de instituições como o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, bem como académicos provenientes de instituições reputadas como o Instituto Sindical Europeu e a Universidade Católica de Lovaina. Realce-se a presença do Coordenador Nacional da BASE-FUT, Pedro Estêvão, enquanto moderador do primeiro painel da conferência.

A conferência foi marcada pela elevada qualidade das intervenções e da reflexão sobre problemas em discussão. A conclusão mais notável dos dois dias de trabalhos foi o reconhecimento, baseado em dados apresentados pelo próprio Banco Central Europeu, de que o crescimento dos lucros tem sido um dos principais motores do atual surto da inflação. Esta conclusão é de grande relevância política, uma vez que o debate público e as políticas de resposta à inflação se têm focam quase exclusivamente no aumento das taxas de juro na necessidade de moderação salarial – o que tem levado a fortes perdas do poder de compra dos salários dos trabalhadores por toda a Europa desde 2021.

Durante a conferência foram também apresentados e discutidos dados e informação que confirmam o papel crucial que o diálogo social e da negociação coletiva para a obtenção de salários dignos, o lugar secundário que as questões sociais continuam a ocupar na agenda das instituições europeias – de que é exemplo a escassa atenção prestada nas políticas europeias aos problemas socias decorrentes do processo de transição energética da economia da União.

  • Presidente da Mesa do Congresso da BASE-FUT e membro do Conselho de Administração do EZA

 

Junta-te à BASE-FUT!