Contra reforma laboral do governo insere-se no ataque dos multimilionários à democracia!

com Sem comentários

O governo Montenegro quer fazer mudanças na lei do trabalho que vão piorar em muito a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Uma verdadeira ofensiva aos direitos dos trabalhadores, abrindo ainda mais a porta ao despedimento ao gosto do patrão e a trabalhar mais tempo pelo mesmo dinheiro! As propostas do governo também querem precarizar ainda mais o trabalho dos que já são precários e dos que se julgam mais seguros pelo vínculo ou pelo seu valioso currículo e competências! O patrão ou o chefe não gosta da tua cara e despede-te de um dia para o outro! Estão ainda previstas restrições ao direito de greve e de ação sindical.

Toda esta manobra do governo insere-se numa ofensiva mais geral que percorre o mundo nos tempos de hoje. Com efeito a Confederação Sindical Internacional (CSI) afirma no seu mais recente relatório sobre os direitos (Indice Global dos direitos) o seguinte:

«Num ambiente cada vez mais hostil, um crescente número de estados adoptam leis que criminalizam as organizações da sociedade civil, e potencialmente aos sindicatos, como «agentes estrangeiros» deslegitimando a sua função. As violações do direito de greve e de legalizar um sindicato  chegaram a um nível recorde, o que deixa à mostra a intensificação da repressão das liberdades fundamentais dos trabalhadores.

E mais adiante a maior confederação sindical do mundo afirma: «Estamos assistindo a um golpe de estado contra a democracia: um ataque concertado e apoiado por parte de autoridades estatais e de empresas que atentam contra a democracia e contra os direitos e bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras. Trata-se de um ataque cada vez mais organizado por demagogos de extrema-direita apoiados por multimilionários que estão decididos a remodelar o mundo no seu próprio interesse e contra os trabalhadores e trabalhadoras»

Mais do que nunca se impõe a unidade na ação de todo o Movimento sindical! O processo nacional e mundial  anti laboral dos poderosos e dos demagogos de extrema direita visa tornar os trabalhadores submissos e meros fatores de produção, sem direito ao trabalho digno! Vamos lutar  procurando informação e esclarecimento junto do sindicato! Participa nas manifestações e outras atividades de informação e protesto!

Indice Global dos Direitos em inglês, francês e espanhol

Critica da CGTP às propostas do governo

 

 

Junta-te à BASE-FUT!