O sindicalismo é memória, emoções e luta!

Na Casa das Artes de Miranda do Corvo foi hoje,dia 2 de março, apresentado o romance «A Pedra e o Tempo» do histórico sindicalista da CGTP e da BASE-FUT, Joaquim Calhau.Foi uma sessão com quase uma centena de pessoas,antigos comanheiros do Sindicato dos Bancários do Centro e da BASE-FUT,familiares,nomeadamente a sua filha Carla,.e muitos amigos de Miranda do Corvo.

Momentos altos foram sem dúvida as intervenções da Professora Catedrática Margarida Sobral Neto que de forma emocionada realçou a singularidade do autor e sindicalista Joaquim Calhau, filho de camponeses de Ribeira de Frades,Coimbra,mais tarde operário e militante da JOC.

Mais adiante a Jovem Presidente do Sindicato dos Bancários do Centro, Helena Carvalheiro, completaria o curriculo do Joaquim Calhau ao referir a sua militancia no CCO nos tempos negros da ditadura e, já adulto, sindicalista dos Bancários do Centro e da CGTP nos dias luminosos de Abril.

As esperadas e emocionadas palavras de Joaquim Calhau foram ouvidas atentamente pelos presentes em especial quando o autor afirmou a importância da memória para o presente e para o futuro dos jovens , realçando que a ditadura não registou,  e até apagou criminosamente, importantes momentos das gerações jovens das décadas anteriores à Revolução de Abril!Reafirmou ainda o seu empenhamento em escrever mais para dar o seu contributo `nesta matéria!

Uma excelente sessão de cultura sindicalista, com encontro de amigos, companheiros de luta, emoções e fraternidade!

Junta-te à BASE-FUT!