Enquanto aumentam os lucros da banca e das grandes empresas os salários da maioria dos trabalhadores da produção continuam abaixo dos mil euros brutos!É o caso do setor do vestuário onde a maioria dos salários da produção, e mesmo dos administrativos, está abaixo dos 900 euros brutos! São salários de pobreza!
Mas, o mais indigno ainda é subsídio de alimentação de 2 euros e meio negociado para 2024, quando a maioria das empresas já aplica subsídios como o da Função Pública ou até de seis ou mais euros!Hoje, tal subsídio não chega para uma sanduiche e uma cerveja
Os sindicatos do setor precisam que os trabalhadores se sindicalizem e lutem unidos para melhorar as condições de vida.São raras as empresas que tomam a iniciativa de aumentar os salários sem pressão e luta dos trabalhadores,mesmo com exportações em alta e aumento dos lucros!
Mas a luta por salários dignos para todos não é apenas uma questão dos trabalhadores do setor.É uma luta de todos os cidadãos, de todos os consumidores!Quando compramos roupas pagamos bem por elas!Trabalho digno para todos!