Papa Francisco:«Não há trabalhadores livres sem sindicatos!»

com Sem comentários

“Não há sindicato sem trabalhadores e não há trabalhadores livres sem sindicatos”: foi o que disse o Papa Francisco recebendo na manhã da passada segunda-feira,dia 19 de dezembro, na Sala Paulo VI, cerca de 6 mil membros da Confederação Geral Italiana do Trabalho. Foi um encontro com pessoas que fazem parte de organizações sindicais históricas da Itália. No seu discurso o Papa expressou mais uma vez a sua proximidade para com o mundo do trabalho e, em particular, com as pessoas e famílias que mais lutam.

O Papa  compartilhou algumas preocupações. Primeiro, a segurança dos trabalhadores. Ainda há muitos mortos, mutilados e feridos no local de trabalho! Cada morte no trabalho é uma derrota para toda a sociedade. Mais do que contá-los no final de cada ano, devemos lembrar de seus nomes, pois são pessoas e não números. Não permitamos que o lucro e a pessoa sejam equiparados! A idolatria do dinheiro tende a pisar em tudo e em todos e não valoriza as diferenças.

Francisco criticou ainda a actual cultura do descarte dominante na economia e que fragiliza em especial os jovens trabalhadores precários ,os imigrantes e as mulheres.

Já em julho de 2017 o papa Francisco no seu discurso aos sindicalistas afirmava:«Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato, e não existe um sindicato bom que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma linda palavra que provém do grego “dike”, que significa justiça, e “syn”, juntos: syn-dike, “justiça juntos”. Não há justiça juntos se não for junto com os excluídos de hoje.»

Infelizmente este discurso do Papa Francisco teve pouco eco na imprensa internacional e nacional o que consideramos significativo.Caso ele falasse sobre a ordenação das mulheres ou do celibato dos padres as notícias encheriam primeiras páginas.As principais referencias a nível nacional vieram do jornal católico «Setemargens» e da Agência Ecclesia..

 

Ver video com discursos

Fonte: Vatican news

Junta-te à BASE-FUT!