Para a Confederação Sindical Internacional (CSI) a OIT deve reconhecer a segurança e saúde no trabalho como direito fundamental dos trabalhadores considerando que a proteção dos trabalhadores face á covide 19 não está a ser levada a sério e com as medidas adequadas.
Para a CSI os locais de trabalho são locais de infecção e em geral os empregadores não aplicam os principios da segurança e saúde no trabalho propostos pelas principais instituições internacionais com destaque para o primeiro principio que é a eliminação do risco ou afastar o trabalhador do mesmo como é o caso do teletrabalho. A proteção individual e o distanciamento devem ser das últimas medidas a aplicar.
A CSI considera também importante que se reconheça o direito a não trabalhar numa situação de perigo.
Por outro lado, aquela central sindical mundial considera que a comunidade mundial não está a dar a importancia necessária a esta matéria.
Efectivamente já existem vários estudos a denunciar um pesado silêncio sobre o que se passa nos locais de trabalho no que respeita á infecção pelo corona virus.Os meios de comunicação mostram o que se passa nos hospitais, lares e nos transportes mas pouco nos locais de trabalho.
O direito a trabalhar em condições seguras está inscrito na Constituição Portuguesa.
Fonte :CSI