RUBEM ROLO,o sindicalista que morreu em actividade sindical vai fazer 28 anos

com Sem comentários

Nasceu a 12 de março de 1941 em Odeceixe e faleceu a 11 de janeiro de 1992.Fez o curso complementar da Escola Náutica e de Pilotagem e chegando a capitão da Marinha Mercante.Vai agora fazer 28 anos que morreu de acidente.Embora discreto desempenhou um papel relevante na construção da CGTP.

A sua actividde sindical começou por ser delegado na Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (1974/75) sendo seguidamente Coordenador da Direção do Sindicato de Capitães ,Oficiais Pilotos, Comissários e Radiotécnicos da Marinha Mercante desde 1974.Em 1975 fica a coordenador do secretariado da Federação dos Sindicatos do Mar.

Em 1977 Rubem Rolo integra o Conselho Nacional da CGTP e de 1982 a 1985 é membro do Conselho distrital da União de Sindicatos de Lisboa.Em 1986 integra a Comissão Executiva da CGTP.

Posteriormente integra a Federação Internacional dos Trabalhadores de Transportes e o Comité Paritário de Transportes Marítimos das CE.Foi delegado dos trabalhadores portugueses às reuniões da OIT e membro do consleho Permanente de Concertação Social.

Rubem Rolo morreu a 11 de janeiro de 1992 aos 50 anos de idade em virtude de um acidente sofrido a bordo do navio S. Mamede da Soponata, ao largo do Mar da Palha, em Lisboa,onde se deslocou em actividde sindical.

Posteriormente os sindicalistas socialistas da CGTP fundaram o Instituto Ruben Rolo em sua homenagem, entidade que se dedica á formação política e sindical de trabalhadores.

Junta-te à BASE-FUT!