Promover os direitos sociais e laborais e defender o Estado social!

com Sem comentários

O momento actual na UE é preocupante e de incerteza.Todavia, esta situação não invalida que cerca de meia centena de sindicalistas e responsáveis de formação de trabalhadores reunam no Hotel Black Tulip, em Vila Nova de Gaia a 14 e 15 de fevereiro, para avaliarem como estão a ser promovidos os direitos sociais e laborais e se o Estado social, nascido com a Segunda Guerra Mundial, ainda tem futuro!

O evento tem como promotores o Centro de Formação e Tempos Livres e a BASE-FUT, e o apoio do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) e da União Europeia.

O Seminário que conta com participantes de Espanha,França,Roménia,Itália e Alemanha,vai ter intervenções de Piergiorgio Sciacqua, Co-Presidente do EZA,Manuel Carvalho da Silva,Coordenador do Colabor e ex-Secretário Geral da CGTP,Catarina Trigo,perita da OIT ,e Carlos Morais Pires da Representação da Comissão Europeia em Portugal,entre outros oradores.

No dia 14,sexta -feira,num dos painéis do seminário será realizada uma avaliação crítica dos oitos anos de vigência do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e, noutro painél, será debatida a questão de como impedir que o trabalho seja considerado nos tempos da digitalização uma mercadoria.

No dia 15, sábado,no terceiro painél, serão debatidos os limites do paradigma do crescimento infinito e quais efeitos  para o Estado social ,seguindo-se uma mesa redonda, com vários sindicalistas de diferentes países, a falarem sobre o futuro do Estado Social.

Pelas 18 horas ocorrerá  o encerramento deste seminário internacional com a apresentação das conclusões .

 

 

 

Junta-te à BASE-FUT!