As últimas estatisticas oficiais apontam para mais de 184 mil acidentes de trabalho no ano de 2022.Destes 141 foram mortais!Não estão contabilizados os acidentes de trajeto que, sendo em trabalho, são considerados legalmente acidentes de trabalho.
Na indústria,construção e comércio grossista ocorrem a grande fatia de sinistros com 26,6% nas empresas até 10 a 49 pessoas.Mas nos acidentes mortais estas empresas apresentam uma taxa superior a 36,8%.Deste total de acidentes resultou mais de 4 milhões e oitocentos mil dias de trabalho perdidos e muito sofrimento!Portugal continua entre os primeiros países europeus com uma maior taxa de sinistralidade laboral!
A BASE-FUT,através do seu centro de formação (CFTL) participa e coordena um Grupo de Trabalho internacional EZA sobre a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores como direito fundamental.
Entretanto, está em debate no Conselho Económico e Social o «Livro Verde» sobre esta temática elaborado por um grupo de peritos que apresentaram várias propostas para melhorar as políticas públicas sobre esta matéria.
Fonte: GEP