Os desafios do sindicalismo em debate no Porto

com Sem comentários

Ontem dia 19 de novembro, no Porto, a BASE-FUT debateu as mudanças no mundo do trabalho e os desafios que se colocam à ação sindical e aos sindicalistas.As mudanças no trabalho desde a precariedade e a flexibilidade,até ao trabalho de plataformas  o capitalismo procura criar e acumular riqueza explorando os trabalhadores.

Foi consensual entre os participantes que os sindicatos continuam a enfrentar velhos e novos problemas como a moblilização e organização dos trabalhadores nos locais tradicionais de trabalho, e o trabalho remoto,o teletrabalho,os algoritmos e a inteligência artificial.Por outro lado, é necessário combater o corporativismo sindical lutando por sindicatos solidários capazes de agirem na empresa e na comunidade e de terem uma dimensão cidadâ , lutando por causas como a habitação ,o ambiente a igualdade de género, a saúde física e psicológica dos trabalhadores.

Considerou-se assim necessário repensar o sindicalismo promovendo uma nova concepção de ação sindical que, mantendo a  autonomia e independência,se alargue a novas causas para além dos salários e das condições de trabalho, dando-lhe uma dimensão cultural e política.

Um dos temas que esteve no centro do debate foi a contratação colectiva, a sua importância no sistema de relações de trabalho e na distribuição da riqueza.Sobre este tema a maioria dos trabalhadores nada sabe e seria muito importante mais informação e formação sobre o mesmo.

A BASE-FUT foi desafiada pelos participantes para desenvolver mais ação formativa sobre os direitos laborais ,  sindicalismo e cidadania.

 

Junta-te à BASE-FUT!