Integração de refugiados e trabalhadores imigrantes

Integração de refugiados e trabalhadores imigrantes

com Sem comentários

Nos passados dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, decorreu em Madrid o seminário “Estratégias para a integração no mercado de trabalho dos refugiados e imigrantes na Europa”. O seminário foi organizado pela FIDESTRA, no âmbito da Plataforma Internacional para a Cooperação e Migração.

A BASE-FUT participou neste seminário através do seu presidente, João Paulo Branco e do seu coordenador nacional Pedro Estêvão. João Paulo Branco fez parte da mesa redonda “Medidas para apoiar a integração de imigrantes e refugiados” onde teve a oportunidade de expressar a posição da BASE-FUT nesta matéria. Para a BASE-FUT, é importante reconhecer que os trabalhadores imigrantes estão particularmente expostos a situações de exclusão, discriminação e exploração no mundo do trabalho. Como tal, consideramos que a luta pelo direito ao trabalho digno por parte destes trabalhadores é uma tarefa crucial para o movimento sindical. Tal só pode ser feito de forma eficaz se os sindicatos e associações de trabalhadores conseguirem:
a) integrar plenamente os trabalhadores imigrantes nas estruturas sindicais ou seja, não apenas como membros, mas também como delegados sindicais e dirigentes;
b) estabelecer alianças e parceriais eficazes com outras organizações de defesa dos direitos dos imigrantes;
c) trabalhar em redes internacionais que permitam troca de experiências e mas também o acompanhamento e a organização efetivo dos trabalhadores.

Junta-te à BASE-FUT!