Mobilização sindical em debate

com Sem comentários

Bia Carneiro*

Na quarta-feira, 24 de fevereiro, o Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (RETS/CES), realiza a quarta sessão do ciclo de debates “Trabalho e Sociedade”.

Com o tema “Mobilizar trabalhadores durante a pandemia: campanhas e organização online”, a próxima sessão reúne pesquisadores e ativistas sindicais em uma discussão sobre estratégias de mobilização sindical no contexto da atual pandemia. Embora confinamentos e restrições estejam a ocorrer em todo o mundo, os sindicatos nunca interromperam suas lutas em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores. Na verdade, a precariedade e as assimetrias nas relações de trabalho foram exacerbadas pela pandemia, tornando o movimento sindical mais necessário do que nunca.

Os convidados e a convidada vão partilhar suas diversas experiências académicas e profissionais para discutir como os sindicatos vem adaptando suas práticas para responder à crise e seus efeitos sobre os trabalhadores. Jenny Jansson é professora associada do Departamento de Governo da Universidade de Uppsala, na Suécia, e autora do livro ‘Crafting the Movement’, que discute a identidade sindical no contexto sueco. Torsten Geelan é investigador no Departamento de Sociologia da Universidade de Copenhagen, Dinamarca, com um projeto focado no papel dos sindicatos diante da crise climática. Danilo Moreira é sindicalista do Sindicato dos Trabalhadores em Call Center (STCC, tás logado?) e ativista pelos direitos humanos em Portugal. A sessão será moderada por Bia Carneiro, doutoranda em sociologia no programa “Relações Laborais, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e integrante do RETS.

Em formato digital e com periodicidade mensal, o ciclo de debates “Trabalho e Sociedade” é uma atividade pública com o objetivo de promover a discussão sobre o trabalho e seus impactos noutras dimensões da vida social. O evento é de acesso aberto através da plataforma Zoom. Mais informações e link de acesso disponíveis em: https://ces.uc.pt/rets/?id=32681.

*Doutoranda em sociologia no programa “Relações Laborais, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e integrante do RETS.

Junta-te à BASE-FUT!