Manifesto “Solidariedade internacional ao Brasil: Portugal denuncia Bolsonaro genocida”

com Sem comentários

As organizações Casa do Brasil de Lisboa, Coletivo Alvorada de Aveiro, Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa, Coletiva Maria Felipa, Solidariedade Brasileira (Porto) e Vozes no Mundo – Frente pela Democracia no Brasil (Coimbra) divulgaram dia 28 de julho o manifesto “Solidariedade internacional ao Brasil: Portugal denuncia Bolsonaro genocida” que foi subscrito por dezenas de personalidades e organizações. Transcrevemos aqui o texto integral do manifesto:

Nós, abaixo assinados, manifestamos nossa solidariedade ao povo brasileiro e extrema preocupação com o projeto de destruição nacional realizado pelo Governo de Jair Bolsonaro. A gestão da pandemia de Covid19, responsável por mais de meio milhão de pessoas mortas no Brasil, é a face mais visível de um trágico empreendimento que inclui a destruição de ecossistemas e a venda de patrimônio nacional, o desejo de aniquilação de culturas e povos originários, ataques aos direitos humanos, às populações indígenas e quilombolas, a criminalização de ativistas e de movimentos sociais, além da perseguição aos grupos mais oprimidos, como as mulheres e a população LGBTQI+.

Desde o início da pandemia, a política negacionista do Governo Bolsonaro demonstrou o desprezo do presidente e de seus apoiadores com a gravidade da situação e com a dor de quem chora a perda dos seus. Discursos minimizando os efeitos do vírus (“é uma gripezinha”), incitando o ajuntamento de pessoas, desprezando o uso das máscaras, travando uma luta política com os que defendiam ações fundamentadas em informações científicas contra a pandemia, além do gasto público na promoção de remédios ineficazes e da recusa sistemática para compra de vacinas são publicamente conhecidos. É evidente o projeto genocida do Governo Bolsonaro, presente não só em suas declarações, mas também na adoção de medidas que facilitaram a propagação do vírus, em completa desconsideração com a vida de milhares de brasileiros.

Os números são alarmantes. A fome avança e a insegurança alimentar já atinge mais da metade dos lares brasileiros. Os fracassos na condução da política econômica são uma evidência com aumento do custo de vida e desemprego. As pessoas pobres e negras são as mais atingidas. A desconstrução violenta das políticas de proteção ambiental tem levado o país a um verdadeiro ecocídio e envolve riscos concretos à vida de quem se opõe. O Governo de Bolsonaro é denunciado internacionalmente por descumprir convenções internacionais de que o Brasil é signatário, bem como é visível o desacato à Constituição brasileira. As notícias mais recentes dão conta de tentativas de superfaturamento na compra de vacinas, num quadro de grande atraso no processo de vacinação.

Por isso, nos aliamos aos protestos realizados em todo Brasil e em dezenas de cidades do mundo, clamando pelo apoio internacional pelo fim do genocídio e ecocídio em curso no Brasil.

Portugal, 28 de Julho de 2021

Junta-te à BASE-FUT!