ATEPELI, uma prestigiada empresa ligada ao grupo multinacional Louis Vuitton, é frequentemente elogiada pelas suas instalações modernas e infraestruturas de ponta.
No entanto, o Sindicato Nacional do Calçado, Malas e Afins (SNPIC) tem recebido inúmeros relatos de práticas que contradizem a política interna de bem-estar físico e mental, segurança dos trabalhadores e comunicação aberta que a empresa alega praticar.
Desde há cerca de um ano, o Sijdicato Nacional dos Profissionais da Industria do Calçado tem sido abordado por diversos trabalhadores da ATEPELI que relatam uma deterioração significativa nos valores e práticas da empresa. Esta mudança coincide com alterações na direção e nos recursos humanos, que parecem ter desencadeado um clima de insatisfação e mal-estar entre os trabalhadores….
Os relatos indicam que a administração da ATEPELI tem exercido enorme pressão sobre os trabalhadores para desencorajar a associação sindical e a unidade entre eles. As decisões são tomadas unilateralmente, sem considerar a opinião dos trabalhadores, especialmente no que toca à definição do mapa de férias.
Um exemplo flagrante das práticas desumanas da empresa envolve uma chefia que, após sofrer de stress, pressão e ansiedade, chegou ao ponto de esgotamento profissional (burnout). Esta encarregada foi disciplinarmente advertida por supostamente não cuidar do bem-estar de uma colega de trabalho, apesar de ter seguido todas as recomendações médicas. A situação culminou na não renovação do contrato da trabalhadora afetada, evidenciando a falta de consideração da ATEPELI pelo bem-estar dos seus empregados. E isto é só um dos exemplos….VER
Fontes sindicais