Mais empregos de qualidade com a transição digital?

com Sem comentários
Nos passados dia 10 e 11 de Novembro a Base F.U.T ,através do sociólogo Helder Nogueira,participou no Seminário Internacional do Centro Espanhol para Assuntos dos Trabalhadores- C.E.A.T. em Torremolinos, Espanha.
O evento, apoiado pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores- EZA e pela Comissão Europeia, debateu as “Oportunidades de Emprego numa Europa mais ecológica, mais digital e mais resiliente” e teve participantes de parceiros sociais de Espanha, Itália, Países Baixos, Roménia, Bulgária e Portugal.
Helder Nogueira refere que os diferentes painéis do Seminário salientaram a importância da educação, da formação e das competências para a adequação dos trabalhadores às novas exigências do mercado de trabalho, mas também às novas oportunidades de emprego, sendo que nos devemos manter atentos aos atentados aos direitos dos trabalhadores que acontecem ao abrigo destes novos empregos.
As ondas de transformação laboral são cada vez mais curtas, mais intensas, mais globais e trazem sempre uma grande desconfiança e um abuso crescente dos trabalhadores.
O seminário  identificou muitas oportunidades de emprego que não são preenchidas, no mesmo momento em que o número de desempregados se mantém muito elevado.
Debateu-se a crescente necessidade da entrada das mulheres nas licenciaturas nas áreas STEM que até ao momento são controladas pelos homens. Esta área tem apresentado um crescimento enorme nos últimos anos, ao abrigo da digitalização e da transformação tecnológica, e poderá servir para a afirmação da mulher no mundo do trabalho e para a igualdade salarial e de direitos entre homens e mulheres.
Foram identificadas ainda as áreas da Energia (necessidade de acompanhar tecnologicamente os surgimentos de novas energias), os transportes (eletrificação dos veículos e assistência à condução), a medicina (devido ao aumento da esperança média de vida, o multiplicar do número de casos de cancro, e a necessidade de diagnóstico precoce) e a inteligência artificial.
Por via zoom também participou numa mesa redonda composta por representantes de organizações de vários países o dirigente da BASE-FUT , António Brandão Guedes, focando a necessidade de integrar a segurança e saúde dos trabalhadores na transição digital e verde.

Junta-te à BASE-FUT!