Temos que abrir espaço para o debate sobre a guerra na Ucrânia com saídas de outro tipo que não passem pela derrota de uma das partes e a desenfreada corrida armamentista e militarista.Esta pode ser uma das conclusões do debate sobre a origem da guerra na Ucrânia, as suas consequências e os caminhos para a paz. promovido pela BASE-FUT no passado dia 5 de novembro na Casa da Cultura de Coimbra.
Animado pelo professor José Manuel Pureza e pela jornalista Sandra Monteiro o debate constatou que existe um silêncio horrível sobre os caminhos para a paz persistindo a ideia de que a guerra termina quando uma das partes for derrotada.Tal ideia pode trazer o prolongar da guerra com fome,crise económica e austeridade, para além do terror nuclear.
Lamentavelmente as instituições internacionais como a ONU estão a ser marginalizadas do processo porque assim interessa aos países envolvidos.Ora estas instituições apesar das suas óbvias limitações têm força diplomática e já ajudaram a resolver ou congelar outros conflitos.
No debate constatou-se também a necessidade de um amplo movimento mundial de luta pela paz que influencie decisivamente a opinião pública e os respectivos estados.
No encerramento do debate, largamente participado,cantaram-se os parabéns à BASE-FUT pelos seus 48 anos de trabalho na formação e defesa dos trabalhadores portugueses.