Com a organização e coordenação do CFTL e BASE-FUT realiza-se no próximo dia 13 de fevereiro, no Hotel Black Tulip em Vila Nova de Gaia, a segunda reunião do Grupo de Trabalho Internacional EZA«A Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho como Direito Fundamental no Quadro do Pilar Europeu dos Direitos Sociais».
Nesta reunião será apresentado pela coordenação uma primeira proposta de Relatório final, naturalmente aberto a novos contributos dos parceiros.
Entre a primeira Reunião presencial ,ocorrida em Sines, a 8 de novembro de 2024, e esta agora a realizar a 13 deste mês de fevereiro, foram intercambiadas informações e enviados contributos por escrito para o Relatório e ainda promovidas reuniões em Portugal com sindicalistas e técnicos de segurança e saúde no trabalho.A 18 de janeiro de 2025 a BASE-FUT promoveu um debate em Matosinhos e a 6 de fevereiro ocorreu uma videoconferência promovida pela Associação Praxis-Trabalho e Sindicalismo e pela BASE-FUT.Destas reuniões sairam também excelentes contributos para o Grupo de Trabalho.
No início da Reunião haverá uma intervenção da Dra. Emília Telo,Coordenadora do Ponto Focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho sobre o tema da segurança e saúde no trabalho digital.
O Grupo de Trabalho é constituído pelos parceiros internacionais Unión Sindical Obreara (USO),Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (CEAT),ambos de Espanha;Confederação Francesa de Trabalhadores Cristãos (CFTC) de França;Instituto de Formação Económica e Social (IFES) da Roménia.Participam também os parceiros nacionais, para além do Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL) e BASE-FUT, a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) e FIDESTRA-Associação para a Formação,Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores.
Na Reunião de Gaia participarão também dirigentes do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA) e Norbert Klein,Assessor para a Formação deste mesmo Centro.
O projeto do Grupo de Trabalho Internacional é apoiado pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores e pela Comissão Europeia.