Educação para a cidadania e o desenvolvimento na escola

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Avelino Pinto*

Um grupo de 15 amigos debateu a EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E O DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA, para esclarecer questões recentemente levantadas, espelho da conjuntura e também do pensar de pessoas pouco dispostas a olhar para uma situação diferente daquela em que se educaram.

Num momento em que o Papa Francisco afirma somos “Todos Irmãos – Tutti Fratelli, na carta aos cidadãos do mundo, jusifica-se encontrar formas e caminhos de exercer, teórica a praticamante, a cidadania a tempo inteiro, nas escolas e na sociedade.

Conclui-se que cidadania é muito mais que sexualidade, ideia subjacente no debate público que põe a descoberto fracturas antigas que podem distrair do essencial. Situámo-nos na abordagem ao lugar e importância da cidadania e desenvolvimento na escola, dos professores e pais (e suas associações), pois estão acontecendo transições nos modos de viver das crianças, dos adolescentes, dos jovens e dos adultos, que nos interrogam.

Houve amigos que souberam pelos colegas o que se está a fazer referente à disciplina (um pombal, um jardim, uma horta…), ficando nós mais abertos para o esclarecimento do António J. Quitério (educador, professor, sindicalista).

 

Programa de cidadania e do desenvolvimento

 

No programa de cidania e do desenvolvimento, o foco passa por um discurso transversal a todas as disciplinas e vida da escola pública e democrática (que incomoda alguns), e pelo aprofundar conhecimentos e práticas de cidadania e de desenvolvimento pessoal, grupal e de comunidade, que prepara para intervir nas situações de vida diária, agora e amanhã.

Recorda-se que na área de Projecto, clubes, a seguir ao 25 de Abril os alunos aprenderam a inserir-se nas comunidades como pessoas que têm algo para dar e não só receber. No entanto, para criar, pensar, saber como intervir e conseguir tempo para regar e mondar os erros que surgem, requer-se engenho, arte e inovação, mormente nesta sociedade acelerada que urge des- envolver, de – crescer, em verdade, construindo outra forma de viver que não seja a da normalidade de que se fala…

A disciplina (que palavra com carga negativa!) de Cidadania e Desenvolvimento abarca, conforme a idade, necessidades e ambiente social dos alunos, três grupos de temáticas que, em baixo, se descrevem*. No curso, sucedem-se diferentes patamares de reflexão e realização, havendo avaliação qualitativa da disciplina, que é obrigatória.

 

Por um pensamento reflexivo e crítico

 

Face a posições fascizantes centradas na sexualidade, não se estranha que aconteça o ataque à democracia, sendo primordial intervir socialmente com um discurso não doutrinal mas de ensino, para que o aluno obtenha um pensamento reflexivo e crítico.

A oposição a tudo o que seja educação pública e a ideologia de género existe, vem do sector mais tradicional, que tem o direito de expor as ideias, e não de as impor.

No ambiente escolar, porém, estas questões passam ao lado dos alunos normalmemte satisfeitos com a escola, desinteressados de comentários despropositados.

Urge que os professores (grande parte com mais de 54 anos), tenham formação e materiais para responder às questões dos alunos, e ultrapassar o que aconteceu nos úlitmos 20 anos – a sua menorização e funcionalização – felizmente a mudar. Também os pais necessitam duma educação para a cidadania e para o desenvolvimento.

 

Não podemos abrir mão da nossa responsabilidade, lembrados dos nossos professores que não se atrapalhavam com as questões postas pelos alunos.

Por todos estes motivos, justifica-se fazer uma visita a uma escola de um bairro, por ex., de Lisboa, e contactar também, com a Junta de Freguesia, com a PSP, alguma IPSS…

 

Avelino Pinto (Outubro. 2020)-Mestre em Psicologia, Formador e Animador social e cultural

 

* Os domínios a desenvolver na componente de Cidadania e Desenvolvimento organizam-se em três grupos com implicações diferenciadas, do seguinte modo:
1.º Grupo – Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais)

· Direitos Humanos – · Igualdade de Género· Interculturalidade · Desenvolvimento Sustentável· Educação Ambiental · Saúde

2.º Grupo – Trabalhado, pelo menos, em dois ciclos do ensino básico

· Sexualidade · Media · Instituições e participação democrática· Literacia financeira e educação para o consumo· Segurança rodoviária · Risco

 3.º Grupo – Com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade
· Empreendedorismo · Mundo do Trabalho · Segurança, Defesa e Paz · Bem-estar animal · Voluntariado · Outras, de acordo com as necessidades de educação para a cidadania diagnosticadas pela escola

 

** Sugerimos a ida ao you tube para ver o video “SI PUEDE, SI PUEDE”, de Steve Ritz, que descreve a intervenção numa escola e comunidade da Brooklyn, bairro multi-étnico de Nova Iorque. São 13 minutos, apenas. Não se consegue enviar por ser pessado.(AP)

 

 

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