A BASE-FUT manifesta a sua enorme satisfação e o seu total apoio para com o convite endereçado ao presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva para discursar na Assembleia da República e assistir às comemorações oficiais do 25 de abril.
Lula da Silva não é só o chefe de estado de um país com laços profundos com Portugal, destino histórico da emigração portuguesa e origem de uma das maiores comunidades imigrantes que vivem no nosso país. É um homem com percurso de vida extraordinário enquanto operário, sindicalista, resistente à ditadura, lutador pela liberdade e pela igualdade e responsável de governos cujas políticas permitiram tirar milhões de brasileiros e brasileiras da pobreza. É uma honra para a Assembleia da República e para Portugal receberem Lula da Silva e é difícil pensar num convidado que melhor encarne o espírito da Revolução de Abril.
É, pois, lamentável que a direita portuguesa – parte da qual nem sequer valoriza ou respeita o 25 de abril – tenha decidido criar uma controvérsia em torno deste tema. Não é admissível que se ponha em causa a presença do presidente Lula na Assembleia da República e nestas comemorações com base em meras discordâncias face a posições inteiramente legítimas da diplomacia brasileira. E muito menos que se recorra a argumentos inspirados no ódio e no ressentimento que a extrema-direita brasileira alimenta face a Lula.