BASE-FUT no Norte promove visita coletiva à Exposição «UNIDOS VENCEREMOS»

com Sem comentários

A BASE-FUT na Região Norte promove no dia 27 de janeiro uma visita coletiva à Exposição «UNIDOS VENCEREMOS»patente no espaço AJE do Município da Lousada.Esta exposição evoca o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical anticorporativo no combate à ditadura.

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorrem até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo global reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da Democracia. O período inicial das Comemorações, que agora decorre, é dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. É nesse contexto que se enquadra esta exposição”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária-Executiva.

Na Exposição podemos encontrar diversa documentação do Centro de Cultura Operária (CCO) e dos Movimentos Operários Católicos na luta contra a Ditadura.

«Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera – Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.

Durante o ano de 2024 a BASE-FUT também comemora o seu 50º Aniversário!

Junta-te à BASE-FUT!