O seu desenho foi seleccionado pela sua poderosa mensagem e bela representação da forma como o trabalho forçado afecta o mundo inteiro, enquanto está escondido dos nossos olhos. Nenhuma região, nenhum sector económico está isento de trabalho forçado, e todos nós temos um papel a desempenhar para acabar com ele.
“Desenhar é a minha maneira de expressar a minha opinião e de fazer as pessoas refletirem sobre questões sociais e políticas. O trabalho forçado e o trabalho infantil fazem parte da minha agenda, uma vez que vivemos num mundo tão injusto e estas questões são muitas vezes invisíveis”, afirmou Vasco Gargalo.
Existem ainda hoje 25 milhões de homens, mulheres e crianças em trabalhos forçados. Como consequência da pandemia de Covid-19, os trabalhadores e as populações vulneráveis correm um maior risco de ficar presos em trabalhos forçados. Todos nós temos um papel a desempenhar para prevenir o trabalho forçado e pôr-lhe fim.
Em 2021, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ressources Humaines Sans Frontières (RHSF), em parceria com a Cartoon for Peace, organizaram juntos um concurso de desenhos para sensibilizar, inspirar acções e enfatizar a necessidade urgente de erradicar esta grave violação dos direitos humanos. Ver todos