De 14 a 16 do próximo mês de março o EZA-Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores promove um seminário internacional ,em Bona, Alemanha,sobre a prevenção das substâncias perigosas e a proteção dos trabalhadores nos locais de trabalho.No seminário participarão vários militantes da BASE-FUT com experiência nestas matérias.O evento decorre no quadro de uma parceria com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
Em 2015, 17% dos trabalhadores na UE afirmaram terem sido expostos a produtos ou substâncias químicas durante, pelo menos, um quarto do seu tempo de trabalho, uma percentagem que praticamente não sofreu alterações desde 2000, e 15 % afirmaram que inalam fumo, emanações de gases e vapores, pó ou poeiras no local de trabalho.
Certas substâncias altamente perigosas, tais como o amianto ou os bifenilos policlorados (PCB), são agora objeto de proibição ou de controlo apertado. No entanto, outras substâncias potencialmente nocivas são ainda amplamente utilizadas, existindo legislação em vigor para garantir a gestão adequada dos riscos que lhes estão associados.