BASE-FUT lamenta morte de Francisco e salienta seu apoio aos mais pobres e excluídos

Após a festa cristã da Páscoa, o Papa Francisco morreu hoje, dia 21 de abril de 2025. Francisco foi o rosto de um cristianismo renovado e de uma Igreja Católica mais democrática e humanizada! A BASE-FUT lamenta a sua morte, embora considere que as suas mensagens proféticas estão bem vivas e são fundamentais em tempos de retrocesso social e ameaças à paz.
Enquanto organização de trabalhadores com origens nos Movimentos da Ação Católica Operária, a BASE-FUT vê em Francisco uma referência e com ele comungamos de aspetos importantes para o presente e futuro da humanidade.
Em primeiro lugar partilhamos o mesmo compromisso relativamente à importância dos movimentos populares de todos os continentes que lutam por um teto, pelo pão e pela terra, bem como os seus apelos à renovação sindical e à necessidade de um sindicalismo inclusivo.
Em segundo lugar partilhamos a mesma preocupação relativamente à “casa comum”, ou seja, ao combate pelo nosso planeta ao qual está ligado o futuro das próximas gerações e da Humanidade!
Em terceiro lugar partilhamos as mesmas preocupações relativamente ao cuidado pelos outros, em particular os mais frágeis e pobres. E aqui estão incluídos milhões de trabalhadores que em todo o mundo sofrem exploração e escravidão, ou cujo trabalho não lhe é pago ou recebem um salário insuficiente para  viver!
Em quarto lugar admiramos a sua coragem ao denunciar o poder clerical na Igreja católica e as suas perniciosas consequências – em  particular no que respeita ao abuso de menores – e ao promover medidas disciplinares e éticas.
Estamos convictos de que os milhões de cristãos e cristãs de todo o mundo, bem como todos os homens e mulheres de boa vontade, vão dar continuidade a esta herança de Francisco.
Lisboa, 21 de abril de 2025

Junta-te à BASE-FUT!