BASE-FUT inaugurou novas instalações no Norte do País com Abril presente!

 

Decorreu no passado Domingo, dia 23 de abril, a inauguração da nova sede da BASE-FUT na região Norte, agora sita na Av. D. Afonso Henriques, 1196, sala 814 – Matosinhos, associando-a à celebração de Abril sob o lema: Guardar e projectar no futuro, as portas que Abril abriu.

O nosso agradecimento ao grupo de teatro “Coragem” que contribuiu para a animação do encontro com poemas de autores “da Liberdade” como Manuel Alegre,Sophia do Melo Breyner, Sérgio Godinho, trazendo-nos  também um poema da criação de um dos seus membros e uma encenação com a sua própria visão de Abril.

Para a BASE-FUT, prosseguir com uma sede na Região, apesar de todas as dificuldades,  é uma exigência que resulta do nosso empenhamento em dar continuidade à ação  que a BASE-FUT assumiu ainda na noite da ditadura, na formação e organização dos trabalhadores. Procurar a informação objetiva, julgar, reflectir, agir solidária e colectivamente… Hoje como ontem lutar contra o pensamento único.

Para despoletar o debate foi solicitado aos presentes para inscrever uma palavra ou frase em cada um de dois painéis “NUNCA MAIS” e “PRESERVAR ABRIlL. O objectivo era também o de partilhar as visões de quem viveu o antes 25 de Abril e os que já nasceram no pós 25 de Abril.

Foi um debate muito interessante em que temas como a Liberdade de expressão, o fim da tortura, o direito e a emancipação das mulheres, o direito ao voto,  o fim do medo a nos afirmamos como somos, o direito ao trabalho, a incomparável dimensão da miséria, do analfabetismo, da subserviência  no antes e pós 25 de Abril estiveram muito presentes, mas também a consciência de que nada está garantido e que a formação, e a procura da correta informação são as chaves para combater o retrocesso…

Obrigada Também Fernando Abreu pela tua mensagem solidária.

Apesar da inquietação sobre os tempos atuais, foi um momento de estímulo por sentirmos que não estamos sós na preocupação de que é necessário continuar a alertar, a dialogar e a construir o futuro em bases solidárias e de organização das bases sociais.

Texto: Manuela Guimarães

Fotos: Carolina Fonseca

 

Junta-te à BASE-FUT!