Caros amigas e amigos,
Mais um ano prestes a chegar ao fim e por isso também estamos a chegar ao Natal de 2020.
Em 2020, que está a ser um ano muito atípico e para muitos quase que impensável, fomos todos assolados pela pandemia da COVID-19, um pequeno microorganismo quase invisível mudou por completo as nossas vidas, a forma como estávamos habituados a viver em sociedade e a relacionarmo-nos.
Mas este pequeno microorganismo chamado coronavírus também veio pôr ainda mais a nu muitas das debilidades que já conhecíamos nas nossas sociedades, desigualdade, pobreza, individualismo e outros vírus sociais que bem conhecemos e que muitos de nós têm tentado sempre combater e contrariar.
O coronavírus também nos veio mostrar o quanto estavam errados os defensores acérrimos do privado na saúde, na educação e tantos outros sectores, sendo que no caso da saúde é muito evidente quão pior estaríamos senão tivéssemos um sistema de saúde publico e universal, mesmo com todos os seus problemas e limitações.
Caros amigos e amigas, neste momento queremos sobretudo transmitir uma palavra de esperança e de solidariedade de quem acredita num amanhã melhor, sem, no entanto, nunca se demitir de ajudar a transformar esse amanhã.
Termino com os nossos votos de um excelente Natal, mesmo que diferente, e um ano de 2021 onde nos voltemos a encontrar e abraçar, um ano que nos traga de volta a nossa tão querida Liberdade de viver, de partilhar e de estarmos uns com os outros. Um ano onde a nova normalidade seja um maior respeito pela dignidade humana, a par com o Trabalho Digno a ser em 2021 cada vez mais o normal e não a excepção.
Forte abraço, muita saúde e protejam-se.
João Paulo Branco, Presidente da BASE-FUT