BASE-FUT debate estado social e direitos laborais em seminário internacional

com Sem comentários

«A promoção dos direitos sociais e laborais como direitos fundamentais e o futuro do estado social» é o tema geral do seminário internacional que o CFTL Centro de Formação da BASE-FUT promove nos dias 13 a 15 de fevereiro de 2025.

O evento, que tem o apoio do EZA e da Comissão Europeia, enquadra-se para a BASE -FUT no seu 50 aniversário ,bem como no cinquentenário  do 25 de Abril.

Na fundamentação do projeto podemos ler«O seminário procura realçar quais os riscos e desafios para a Democracia e para o Estado Social em Portugal e em paises que fizeram a transição de uma ditadura para uma democracia.

A experiência de outros países é muito importante para se chegar a uma visualização do que melhorou ao nível do bem-estar e da qualidade da democracia em cada país. Não basta uma democracia política esvaziada de uma dimensão social, económica e cultural. Há que aferir e comparar as experiências e detectar os riscos e desafios que se apresentam no futuro ao Estado Social e a uma União Europeia com dimensão solidária e social. Há que debater nomeadamente o distanciamento entre eleitos e eleitores, a corrupção e autismo do poder político, o abstencionismo eleitoral, a expansão das ideias da extrema direita; a concentração da riqueza nas mãos de poucos, a sociedade securitária, a inteligência artificial, enfim, o impacto das tecnologias na promoção do trabalho digno, com direitos. ».

O seminário que convidará sindicalistas e investigadores de vários países fará ainda uma avaliação crítica do crescimento infinito defendido pelo capitalismo e um ponto de situação sobre a promoção dos direitos fundamentais dos trabalhadores.

Junta-te à BASE-FUT!