No próximo sábado, dia 3, irá realizar-se a manifestação “Não passarão: Contra o Racismo e a Islamofobia”. A manifestação terá lugar em Lisboa, no Largo do Intendente, a partir das 16:00, tendo sido convocado por um conjunto de organizações antirracistas.
Apesar do princípio da igualdade consagrado no artigo 13º da Constituição da República, a sociedade portuguesa continua a ser permeada pelo racismo. Cor da pele, aparência física, língua, sotaque, forma de vestir ou crença religiosa continuam a ser, infelizmente, motivos suficientes para que uma pessoa seja vítima de agressões psicológicas e físicas no seu quotidiano e objeto de tratamento discriminatório por parte instituições públicas e privadas.
A este problema estrutural juntou-se nos últimos anos o ressurgimento da extrema-direita. Esta não hesita, para camuflar o seu projeto autoritário e retrógrado, em fomentar o ódio à diferença e em propagar narrativas fantasiosas tendo como alvo imigrantes – em especial aqueles e aquelas que vêm de África, do Médio Oriente, do subcontinente indiano ou do Brasil – e portuguesas e portugueses não-brancos.
Uma democracia digna desse nome tem de ser perseverante no combate ao racismo estrutural e ser inabalável na proteção das suas minorias – sejam elas étnico-raciais, religiosas ou de outra índole – contra qualquer forma de perseguição.
A BASE-FUT declara por isso o seu total apoio a esta manifestação e encoraja os seus e suas militantes e simpatizantes a nela participarem.
Lisboa,3 de fevereiro de 2024