Com o aproximar da campanha eleitoral para as legislativas, temos vindo a observar com preocupação que, mais do que ideias para melhorar a vida dos trabalhadores e do povo português, se assiste a uma preocupante degradação dos termos e da forma do debate político.
Em democracia, não é aceitável que se denigram adversários políticos, se ataquem minorias e setores da população e se distorça a realidade de forma chocante, como tem frequentemente sucedido no discurso da extrema-direita.
A BASE-FUT apela a todos os atores políticos e partidários que promovam uma campanha eleitoral digna e esclarecedora. É fundamental que as mensagens e os programas dos partidos se centrem em problemas reais e concretos da vida quotidiana das pessoas e da sociedade portuguesa, sejam respeitadores dos valores democráticos e levem à mobilização e participação dos cidadãos. Ao mesmo tempo, apelamos aos órgãos de comunicação social para que contribuam para a dignificação do debate político através do cumprimento da sua obrigação de informar de forma crítica e rigorosa e da recusa em dar relevo a intervenções assentes no ódio e na desinformação.
Lisboa, 16 de janeiro de 2024