Ascensão da extrema direita não é irreversível! Há que unir forças!

A ascensão da extrema direita em Portugal e na Europa não é irreversível e pode ser travada pelas forças democráticas e progressistas que devem fazer uma análise profunda do que aconteceu nas eleições de 18 de maio passado e comunicar melhor com as pessoas. Estas foram algumas das afirmações dos participantes do debate promovido pela BASE-FUT no Norte, no passado dia 5 deste mês, na sede regional em Matosinhos.

Na introdução ao debate António Mira, dirigente desta Organização, salientou algumas das causas  dos resultados das eleições apontando  o afastamento dos partidos democráticos das suas bases, a precariedade ,salários baixos e mensagens vazias dos partidos, bem como a insegurança e o medo existente neste momento.

Foi também salientada a importância dos sindicatos que devem ser reforçados e abrangentes de forma a incluir todos os trabalhadores, em particular os mais fragilizados ,pobres e excluídos. No debate foi salientada ainda a desilusão de muitos jovens com o regime democrático ,porque o sistema os excluiu! «Muitos jovens não estão a ver qualquer futuro no seu país»!. foi afirmado no debate. Há precariedade, baixos salários e muitos problemas psicológicos como  a depressão e a ansiedade nos mais novos! No debate participaram militantes da BASE-FUT, do PS e do Bloco! Houve vários apelos, nomeadamente para que as forças democráticas trabalhassem em conjunto  nas próximas eleições autárquicas e que as centrais sindicais  CGTP e UGT, com os sindicatos independentes, pudessem fazer convergências e unidade para travar as alterações de retrocesso ao código do trabalho que o governo entretanto prepara!

O debate promovido pela BASE-FUT no Norte inseriu-se na preparação do Congresso Nacional da BASE-FUT a realizar a18 e 19 de abril de 2026!

 

Junta-te à BASE-FUT!