Antes da pandemia acidentes de trabalho estavam a aumentar!

com Sem comentários

 

Os últimos dados sobre acidentes de trabalho , estatísticas de 2019,mostram uma ligeira subida quer nos acidentes mortais (104) como não mortais ( mais de 196 mil), e quase 5 milhões de dias perdidos, continuando Portugal nos lugares cimeiros da sinistralidade laboral na Europa. A construção e as indústrias transformadoras continuam a liderar os acidentes de trabalho em Portugal com mais de 27 mil , dos quais 28 mortais a primeira e 48 mil acidentes dos quais 15 mortais, a segunda.

Em relação à atividade económica, 24,7% do total de Acidentes de Trabalho (AT) ocorreram na indústria transformadora” e 26,9% dos acidentes mortais ocorreram na construção. Face à população exposta ao risco, o sector onde a sinistralidade teve maior impacto foi a construção” com 9.038,7 acidentes por cada 100 000 trabalhadores e, no caso dos acidentes com consequência mortal, esta taxa foi maior nas industrias extrativas com 15,7 acidentes por 100 000 trabalhadores.

Considerando a dimensão da empresa, quer o total de acidentes quer os acidentes com consequência mortal concentraram-se nas micro e pequenas empresas (47,6% e 60,4%, respetivamente). No interior do estabelecimento ocorreram 76,5% do total de acidentes e 36,5% dos acidentes com consequência mortal. Para os sinistrados que se conhece a idade à data do acidente, 51,0% tinham entre os 35 e os 54 anos, sendo o escalão mais afetado o do 35 aos 44 anos. Em relação aos acidentes com consequência mortal 63,4% tinham entre 45 e 64 anos, sendo o escalão mais afetado o do 45 aos 54 anos. As lesões que, em média, mais dias de ausência provocaram foram as “Fraturas”. Quanto à parte do corpo atingida foram as “Corpo inteiro”

No trabalho, e antes da Covide 19, já tinhamos  uma verdadeira pandemia com quase  dois milhões e meio de mortes anuais em todo o mundo por acidentes e doenças profissionais, ou seja em cada 15 segundos morre um trabalhador por acidente ou doença relacionada com o trabalho.

Após a pandemia covide 19 é de esperar uma acentuada descida dos acidentes de trabalho na medida em que ocorreu uma forte diminuição da actividade económica.

Junta-te à BASE-FUT!