FENPROF, FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens), MESA (Movimento Escolas Sem Amianto), QUERCUS e Associação ZERO entregam no próximo dia 19 de dezembro (quinta-feira), pelas 11 horas, uma Queixa contra o Estado Português por incorreta transposição e desrespeito pela Diretiva Comunitária 2009/148/CE, relativa à remoção do amianto, e desrespeito pela Lei 2/2011 que, alegadamente, transpõe aquela Diretiva.
A Queixa será entregue por representantes das organizações subscritoras na Representação da Comissão Europeia em Portugal (Largo Jean Monnet, em Lisboa), em audiência com a Chefe da referida Representação, Doutora Sofia Colares Alves.
Esta iniciativa dos Professores e Associações ambientalistas merece todo o apoio da população, em particular dos trabalhadores, pais e alunos que mais expostos estão ao risco das poeiras dos materiais contendo amianto existentes nos edifícios escolares.
Ainda recentemente foi aprovada mais uma Resolução na Assembleia da República exigindo que o governo tome medidas relativamente à exitencia de amianto em edifícios públicos.As poeiras de amianto podem provocar, por vezes a longo prazo, o cancro de pulmão e outras doenças graves.