1º de Maio: distribuir a riqueza, melhorar pensões e salários

A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 139º aniversário dos acontecimentos de Chicago, que estiveram na origem do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, em 34 localidades, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em várias localidades do continente e das regiões autónomas e sob o lema “Mais salário! Melhores pensões! Basta de política ao serviço do capital.”.
Uma jornada de luta pela redução da jornada de trabalho para as 8 horas, violentamente reprimida pelas autoridades dos Estados Unidos da América, que assassinaram dezenas de trabalhadores e condenaram à forca quatro dirigentes sindicais. Uma data que homenageia também as mulheres e homens deste país que, durante a ditadura fascista, lutaram pela liberdade e por melhores condições de vida e de trabalho, por emprego com direitos, salários e horários dignos.
A vida dos trabalhadores, dos jovens, dos reformados e da população está hoje muito mais difícil. Crescem as dificuldades para garantir uma vida digna, com salários e pensões cada vez mais insuficientes para cobrir os custos da habitação, alimentação e serviços essenciais, a que se juntam as maiores dificuldades para efectivar o direito à saúde, à educação, à habitação, entre outros bens.
A mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores são fundamentais para a construção de um novo rumo para o País. Foi com a luta que se garantiu aumentos de salários e direitos e que se deu um contributo essencial para rechaçar ataques a direitos fundamentais. Será com a luta que se enfrentará e derrotará novas ofensivas do capital e a acção das forças e reaccionários. Será com a continuação e reforço da luta que abrirá caminho para a construção de um país mais justo. Para isso é necessário intensificar a acção reivindicativa e intervenção nos locais de trabalho, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, por uma efectiva e justa distribuição da riqueza por eles produzida, compatível com a recuperação e melhoria do poder de compra dos salários e pensões.
As comemorações do 1º de Maio em Lisboa, realizam-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio, com partida e chegada no Estádio 1º de
Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal
o secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

Fonte: CGTP

Junta-te à BASE-FUT!