Fernando Abreu*
No próximo dia 25 do corrente mês de Setembro, faz 50 anos que o Sindicato dos Trabalhadores de Lanifícios promoveu a realização do 1º. Curso de Formação Sindical.
A iniciativa partiu da então presidente da Direcção. Maria do Céu Ferreira, à data, militante do Movimento BASE que, ainda em período Marcelista, havia sido eleita em Lista de Oposição à direcção corporativista.
Refira-se que da Lista vencedora, mobilizada pela Maria do Céu também militante da Juventude Operária Católica, faziam parte outros militantes deste Movimento da Acção Católica Operária.
O Curso que, provavelmente, terá sido o 1º. Realizado, em Portugal, após o 25 de Abril, foi orientado pelos militantes do Movimento BASE e Centro de Cultura Operária (nas vésperas do Plenário Nacional de Militantes, fundador da Base – Frente Unitária de Trabalhadores) contou com a participação de cerca dos 60 inscritos.
Na base preparatória que antecedeu o Curso, a cargo da Maria do Céu, foi solicitado aos inscritos a realização de um Inquérito nos locais de trabalho, o qual teve por objectivo que as suas Intervenções nos Debates tivessem por base a vida real, do dia a dia, o que contribuiu para a viva participação registada e o desenvolvimento, por parte dos formadores, de temáticas muito variadas. .
De notar que, em tempos em que ainda não era normal o recurso a meios audiovisuais, as três Sessões foram detalhadamente, embora resumidas, impressas a stencil, as quais, pela sua extensão, não são publicáveis neste “site”, mas que podemos enviá-las a eventuais interessados, gratuitamente, desde que nos enviem o respectivo pedido.
- Fundador e Primeiro Coordenador Nacional da BASE-FUT
O pedido deve ser acompanhado de sobrescrito dos CTT, endereçado a:
BASE – Frente Unitária de Trabalhadores
Rua do Terreiro do Trigo,66 – 2º C- 1100-604 LISBOA