João Paulo Branco*
A Europa é um enorme espaço multicultural de liberdade, solidariedade e paz, composto por diversos estados de direito regidos por democracias representativas onde os cidadãos têm o direito de participar no seu presente e futuro escolhendo e elegendo os seus representantes nos parlamentos nacionais e europeu e escolhendo os seus governantes. A Europa é também um espaço de participação activa dos seus cidadãos nas diversas estruturas e organizações da sociedade civil, onde destaco o papel das organizações de trabalhadores e a importância do diálogo social para a construção de uma Europa, onde a coesão social seja um objetivo diário pelo qual todos devemos nos bater.
Neste momento a Europa debate-se com diversos desafios alguns deles estruturantes e que podem ser determinantes para o seu futuro. O crescimento de forças de extrema-direita que vem pôr em causa os valores fundadores da União Europeia, são um enorme desafio para a Europa, no entanto não podemos olhar para o lado, como se esta realidade fosse um fenómeno sobre o qual não temos responsabilidades, o crescimento de extremismos é fruto de um descontentamento de muitas pessoas, às quais não foi prestada a devida atenção durante muito tempo tendo deixado as mesmas entregues á sua sorte.
Para o futuro da Europa será determinante um revisitar dos valores fundadores da União Europeia, assim como olhar para novos problemas e desafios como as alterações climáticas, as migrações, e outros já bem conhecidos como a pobreza, e a desigualdade, uma Europa desigual será uma Europa fraca e em perigo permanente. A Europa tem de ser também um espaço de promoção de paz, a Guerra nunca poderá ser alternativa para a Europa.
Para terminar deixo um desafio, vamos todos votar no próximo dia 9 de Junho, se não o fizermos estaremos a deixar que outros decidam por nós, o futuro da nossa EUROPA.
12 de Maio de 2024
*Presidente da Mesa do Congresso da BASE-FUT
Membro do Conselho de Administração do EZA
NOTA: este artigo foi inicialmente publicado na Revista Francesa «CAPITAL SOCIAL»