Sindicalistas e investigadores sociais vão intervir nos painéis do IIº Curso de Futuros Líderes de Organizações de Trabalhadores que o CFTL, Centro de Formação e Tempos Livres da BASE-FUT,promove de 29 de novembro a 2 de dezembro no Santarém Hotel desta mesma cidade.
Entre os sindicalistas, todos com larga experiência nacional e internacional, vai o destaque para Joseph Thouvenel da CFTC francesa,Ulisses Garrido,ex-Dirigente da CGTP, consultor, e ex-Director de Formação do Instituto Sindical Europeu (ETUI) , Carlos Trindade, Dirigente do STAD e da Corrente Sindical Socialista da CGTP e membro do Comité Económico e Social Europeu.Estão tabém previstas intervenções do Presidente do Sindicato dos Jornalistas José Luis Simões e de Danilo Moreira,Presidente do sindicato dos Trabalhadores de Call Centers.
Entre os investigadores está prevista a participação de Mariana Trigo Ferreira, perita da OIT,Isabel Roque e Marina Chiari investigadoras do CES,Dora Fonseca e Diogo Cunha,investigadores do Colabor, e ainda Maria da Paz Campos Lima, investigadora da Universidade de Copenhaga.
Estão ainda previstas intervenções de Olinda Marques, Presidente do Movimento Europeu de Trabalhadores Cristãos e de António Brandão Guedes,dirigente da BASE-FUT e ex Técnico Superior da ACT.
As temáticas do curso vão centrar-se nas actuais tendências do trabalho na Europa e no mundo,a comunicação nas organizações de trabalhadores, a gestão de conflitos sociais com especial enfoque na negociação colectiva .O programa prevê também um painél sobre a liderança de um sindicato e um workshop sobre comunicação.
O Curso tem o apoio do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores-EZA e da Comissão Europeia, realiza-se em três sessões de três dias, Em Portugal França e Polónia, a decorrer durante 2023 e 2024.