No passado dia 11 de novembro algumas dezenas de militantes e amigos da BASE-FUT concentraram-se em Coimbra ,nas instalações do Centro de Formação e Tempos Livres,CFTL para celebrar mais um aniversário de uma Organização social e política diferente, que nasceu com Abril, mas que teve as suas raízes na resistência a uma das mais duradouras e brutais ditaduras da Europa.
O dia chuvoso de outono e a crise política recente não desmobilizaram os militantes que partilharam um almoço comemorativo e fraterno e a alegria do reencontro para muitos!
De tarde, e após um aceso debate sobre a crise de habitação em Portugal partilhou-se o Bolo de Aniversário e cantou-se os parabéns à BASE-FUT!
Após uma interessante intervenção da investigadora do CES ,Raquel Ribeiro, o debate sobre a habitação centrou-se sobre a constatação de que esta se tornou uma mercadoria e um activo financeiro.O mercado não tem piedade para com os pobres e o direito de propriedade sobrepõe-se ao direito de habitação.É necessário e prioritário lutar por mais habitação pública, uma sólida e democrática política de solos e um novo fôlego do cooperativismo.
Em 2024 vamos celebrar os 50 anos da BASE-FUT com várias iniciativas culturais, políticas e uma grande conferência nacional em novembro.Vamos avaliar criticamente estes cinquentas anos de liberdade e democracia!A BASE-FUT convida todos os trabalhadores e outros cidadãos que fizeram a sua história no dia a dia nos sindicatos, cooperativas,associações culturais,IPSS e até partidos políticos