O Departamento de Segurança e Saúde no Local de Trabalho da CGTP acaba de publicar o primeiro número da newsletter «InfoSegurança» , quase toda dedicada aos riscos psicossociais no trabalho, em particular ao stresse laboral e o bournout e suas consequências na saúde dos trabalhadores.
A dado monento podemos ler:«Segundo os dados do Relatório do Custo do Stresse e dos Problemas de saúde Psicológica no trabalho em Portugal, estima-se que em Portugal, os trabalhadores faltem, devido ao Stresse e a problemas de Saúde Psicológica até 6,2 dias por ano e o presentismo possa ir até 12,4 dias.
- Os níveis de Stresse no trabalho dos portugueses são altos. Portugal é o sétimo país com mais Stresse no trabalho da Europa, num estudo efetuado com 31 países europeus, segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.
- Desde os anos 2000 que os relatórios da EU-OSHA sugerem que entre 50% a 60% de todos os dias de trabalho perdidos estejam relacionados com o stresse laboral (EU-OSHA).
- Um estudo global divulgado pelo centro de investigação Yellowbrick revelou que 53% dos millenials já faltaram ao trabalho por situações de burnout. Foram entrevistados adultos entre os 23 e os 38 anos, 96% dos quais revelou que o burnout afecta o seu dia-a-dia; 60% sente exaustão física diariamente ou múltiplas vezes durante a semana e 57% exaustão mental.
- Quase um terço (31%) foi diagnosticado com um problema de Saúde Psicológica, sendo a Depressão e a Ansiedade os diagnósticos mais comuns.
- Um estudo do site inglês Small Business Prices, mostra os 15, dos 27 países da UE, com maior incidência de burnout, onde Portugal destaca-se em primeiro lugar, seguido pela Grécia e Letónia.
A publicação, que tem um bom grafismo e uma linguagem acessível ,tem como director o sindicalista Eduardo Chagas e a assessoria técnica de Hugo Dionísio.
Com a publicação desta newsletter, o Departamento Segurança e Saúde no Local de Trabalho da CGTP -IN, no âmbito do projecto “Itinerário Sindical para o Trabalho do Futuro: Prevenir + Viver Melhor”, pretende dar a conhecer informação relevante em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho, apoiando a acção sindical nesta matéria.VER