«A BASE-FUT é historicamente um espaço de criatividade, de debates e de aprendizagem. As formações desenvolvidas desde a fundação da nossa organização sempre tiveram como objetivo a preparação para a ação coletiva, com vista à transformação do mundo».-Eis uma das afirmações inscritas no documento inspirador do XVIIº Congresso da BASE-FUT a realizar em novembro próximo.
E continua o referido documento intitulado Plano Estratégico para 2030:«No âmbito cultural, a BASE-FUT deverá assim perseguir nos próximos anos dois objetivos centrais: promover a capacidade de pensamento e de leitura crítica da realidade social e política pelos trabalhadores, funcionando como um espaço de referência na formação para a cidadania tanto para os seus militantes como para a população em geral; e promover o acesso dos trabalhadores à cultura e ao lazer, através de atividades especificamente concebidas para o efeito.
As atividades culturais e educativas da BASE-FUT devem integrar um projeto da Educação Popular que visa formar para a participação democrática. Trata-se de desenvolver atividades e formações que têm como objetivo consciencializar e criar ferramentas coletivas para a transformação do mundo. Nesta área, três eixos se destacam:
• Formar para a cidadania;
• Promover novos estilos de vida;
• Fomentar o acesso à cultura.
No que respeita à formação para a cidadania, os objetivos específicos da BASE-FUT são a promoção da capacidade de pensamento crítico; dar visibilidade a perspetivas críticas sobre fenómenos sociais e políticos relevantes; e capacitar para ação. Estes objetivos devem ser concretizados por um conjunto alargado de ações que são apresentadas no documento referido e que pode ser solicitado para nacional@basefut.pt