Texto assinado por Rute Pinho e elaborado no âmbito do Programa Nacional de Saúde Ocupacional da Direção Geral de Saúde aborda de forma simples e sintética os principais factores de riscos psicossocial no trabalho , as metodologias preventivas e alguma bibliografia interessante.O documento leva ainda o logotipo do governo português e, portanto, pode ser apresentado como um documento de referência perante as entidades patronais que, na sua maioria, continuam a ignorar os riscos psicossociais e o stresse que conduzem á doença mental dos trabalhadores.
Na conslusão refere o documento:«proteger a saúde psicossocial dos trabalhadores não é somente uma obrigação legal, mas também uma questão ética. Uma das principais estratégias de gestão de riscos psicossociais passa por mudar a organização e o ambiente de trabalho, visto poder ser realizada antes que o problema realmente surja.
As intervenções deste tipo promovem o diálogo social e uma abordagem participativa e, em consonância com o paradigma de gestão de risco, podem ser adaptadas a diferentes contextos e são de natureza sistémica (Leka et al., 2008).»Ver