No convite da BASE-FUT, assinado por Manuela Varela, podemos ler«A questão da PAZ, ou da sua ausência, é um tema que nos preocupa a todos. Os vários cenários de guerra, o que isso implica em termos de refugiados; o comércio de armas e a sua importância económica nos países; o medo e a insegurança que a falta de PAZ provoca…todos procuramos a PAZ. E sabemos viver em PAZ?
Com estas preocupações, achamos que era bom reflectirmos sobre tudo isto. Assim, propomos o dia 2 de Fevereiro de 2019, sábado,para nos juntarmos na BASE- F.U.T. e conversarmos.Convidámos para estar connosco nesta reflexão o Dr. António Soares,
membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, que decerto vai enriquecer o Encontro….»
A luta pela paz não pode ser ingénua (posição moralista, dos maus contra os bons) nem cínica (se queres paz prepara a guerra) como acontece frequentemente.Há que verificar objectivamente quais são os reais obstáculos da paz, os agentes da guerra independentemente das nossas simpatias e da nossa posição geoestratégica .Por isso se justifica a permanente reflexão e estudo das condições para a paz!O que se pretende é um debate autónomo e livre.