Faleceu Helena Policarpo,uma militante da cultura e do sindicalismo

Nasceu e cresceu numas águas furtadas da Vila de Sintra.Faleceu hoje no Hospital de Braga e o funeral será amanhã em Santo Adrião-Braga!Fez o liceu no Colégio Almeida Garret em Queluz.Foi dirigente dos Movimentos Operários da Ação Católica.Foi escolhida para participar na grande Peregrinação da JOC Internacional a Roma (1957) com milhares de jocistas de todos os continentes.Ali ouviu de viva voz Cardijn, fundador da JOC.

Ingressou a convite da Vitória Pinheiro na equipa do «Vida e Alegria» onde desenvolveu o seu gosto pelo jornalismo e foi Secretária Geral da Equipa Nacional,convidada pela Elisa Salreta.

De 1964 a 1970 apoiou os imigrantes portugueses,associações sindicais em França e, com uma bolsa de estudo, frequentou o Institut des Sciences Sociales du Travail.

Foi filiada na BASE-FUT onde desenvolveu e participou no trabalho sindical,cultural e políitico durante os anos após o 25 de abril.

A sua vida jornalistica começou com o «Diário do Norte» (encerrou em 1972) e depois no Comércio do Porto,como redatora, a única primeira mulher na Redação do jornal de onde se despediu em 1975.

Após esta data entrou no Sindicato do Vestuário do Porto (eram dirigentes Camila Pereira e Maria Emília Reis) onde desenvolveu o Gabinete de Informação e Formação do sindicato.Participou em quase todos os congressos da CGTP e em muitas reuniões da Federação Europeia dos Têxteis e Vestuário,numa Conferência Internacional da OIT e apoiou o gabinete de Estudos da Federação Têxtil, Vestuário e Calçado.

Aos familiares, amigos,militantes e sindicalistas que com ela trabalharam e viveram bons e menos bons momentos, a BASE-FUT a todos sauda e envia as suas condolências neste momento de perda de uma grande mulher da cultura,sindicalista e militante da classe trabalhadora!A sua memória estimula o nosso trabalho e a nossa luta!

Junta-te à BASE-FUT!