A população cigana continua muito associada ao preconceito

 Liliana Freire é licenciada em Ciências da Educação e, para  além da actividade profissional , é voluntária pelo Movimento Apostolado de Adolescentes e Crianças no bairro da Bela Vista em Setúbal desde 2009. O movimento pretende dar voz e protagonismo às crianças e jovens dos meios mais desfavorecidos. Actualmente acompanha um grupo de crianças de etnia cigana. «As pessoas convivem, vivem no mesmo bairro, os filhos andam nas mesmas escolas mas a população cigana continua muito associada ao preconceito. De que não querem trabalhar e vivem apenas de apoios sociais.»-diz-nos Liliana que esteve disponível para nos responder a algumas questões por nós colocadas recentemente.

 

1.As populações ciganas na cidade de Setúbal vivem em bairros nos arredores ou em acampamentos?

Essencialmente em bairros sociais.

2.Qual é o trabalho que o teu Centro no Bairro da Boavista está a fazer com a população cigana?

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição possui um Gabinete de Inserção Profissional que funciona em parceria com o Serviço de Emprego de Setúbal/Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Alto Comissariado para as Migrações, desenvolvendo um trabalho de apoio a jovens e adultos na sua inserção ou reinserção profissional. Dada a sua aproximação com o bairro da Bela Vista, trabalhamos com a população aí residente, nomeadamente com a população imigrante e de etnia cigana.

É feita uma avaliação das competências e experiência profissional de cada desempregado e é dado apoio na procura de emprego ou formação profissional.

3.Quais as principais diferenças entre as gerações mais velhas e mais novas?

 Da minha experiência, temos conseguido a integração no mercado de trabalho com os mais jovens, possuem mais escolaridade, por norma o 9º ou até mesmo o 12º, não estão tão ligados à atividades das vendas e mostram-se disponíveis para integrar outras áreas profissionais, nomeadamente a área de produção, que é a que absorve mais mão de obra neste momento.

As mulheres por norma acompanham a família e a criação dos filhos mas tenho encontrado algumas excepções, para sustento dos filhos integram-se na restauração/hotelaria, nas limpezas e nas estufas.

4.Qual a relação entre as populações ciganas e a restante população?

 As pessoas convivem, vivem no mesmo bairro, os filhos andam nas mesmas escolas mas a população cigana continua muito associada ao preconceito. De que não querem trabalhar e vivem apenas de apoios sociais.

 

 

 

 

Junta-te à BASE-FUT!