Hoje, dia 30 de novembro, os trabalhadores da Efacec estão em greve para combaterem a incerteza e a inércia quanto ao futuro da empresa.,No início deste mês o SITE-Sindicatos das Indústrias Eléctricas ,pediu que o Estado assumisse as suas responsabilidades , tomasse conta da empresa comprando nomeadamente as matérias primas necessárias a uma laboração normal, salvando assim os 2600 postos de trabalho e permitindo a participação dos trabalhadores na sua gestão.
Hoje, a par da greve, os trabalhadores voltam a concentrar-se junto à portaria do Polo da Arroteia, em Matosinhos, entre as 14h e as 16h.
A Efacec é a última grande empresa de metalomecânica e eletromecânica que resistiu no nosso país, apesar da política de sucessivos governos de desvalorização da produção nacional.
A Efacec é um grupo industrial que reúne meios de produção, tecnologias e competências técnicas para desenvolver as suas actividades nos domínios das soluções de energia, engenharia, ambiente, transportes, automação e mobilidade eléctrica, com uma rede de filiais e agentes em vários países, nomeadamente no Reino Unido, França, Espanha, Dinamarca, EUA, Brasil, Argentina.