Ser militante da BASE incentiva-me a aprofundar a democracia

com Sem comentários
Maria Anselmo Ferreira*
Agradeço a esta organização todo o trabalho desenvolvido ao longo destes 50 anos em prol das classes trabalhadoras.
Recordo com muita gratidão o acolhimento da organização nos diferentes momentos de reflexão e ação em seminários, congressos, conferências internacionais em que o ambiente vivido foi sempre muito inspirador, com muita organização, empatia,amabilidade e excelentes comunicações.
Sei que ser militante da Base-Fut me incentiva a aprofundar a democracia e a reforçar a cidadania ativa na luta por um país mais fraterno, onde não haja lugar para  tantas desigualdades. Como o ser humano é um ser em construção, a Base tem desempenhado um papel primordial no debate de ideias nas  questões laborais, sociais e culturais. A formação permanente consciencializa o indivíduo nos desafios que tem de enfrentar para  ser  um cidadão de plenos direitos. A este propósito cito Nelson Mandela: ” A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”
De facto,  a educação foi sempre para nós, Base Fut, um campo fundamental da nossa intervenção porque acreditamos que a grande luta dos trabalhadores passa pela sua formação permanente.
Na minha atividade profissional-o ensino- tive a consciência de que estava a preparar homens e mulheres para enfrentar os desafios do futuro. A Base sempre nos  ensinou a levar para a escola os valores do trabalho digno, da responsabilidade e empenho para a construção permanente de cidadãos conscientes dos seus direitos, para a valorização das suas capacidades/ potencialidades, para o exercício de uma cidadania ativa.
Muitos foram os projetos, as vivências, as partilhas em que os militantes da Base Fut Algarve estiveram envolvidos,onde foram partilhados na folha informativa, que muito têm contribuído para o enriquecimento das relações interpessoais na região.
Parabéns BASE FUT, que os ideais de abril vençam sempre!
A este propósito quero terminar com um poema de Virgilio Ferreira( militante inesquecível que deixou uma marca nas nossas vidas)
Solidariedade
Eu e tu
Somos dois
E tu
E eu
Com os outros
Somos muitos…
Muitos…
Muitos…
Eu
Sou ainda uma criança
Filha da revolução
Da liberdade
Da igualdade
Da fraternidade
Consciência de mim com os outros…
Solidariedade.
Teço com muitos eus
A rede da solidez
Por onde passam o presente,
O passado e o futuro
Dos homens e das mulheres
Que servem a vida, a alegria
De cada rosto do bem construído
Em cada gesto solidário.”
+ Professora e militante da BASE-FUT na Região do Algarve

Junta-te à BASE-FUT!