Carolina Fonseca*
A partida do Saúl, para uma outra dimensão da vida, faz-nos pensar o quanto é importante valorizarmos a pessoa que cada um de nós é neste mundo, e o quanto é importante o nosso empenho na transformação do mesmo.
O Saúl partiu a 26 de Junho de 2025. Dele registo um grande empenhamento durante a maior parte da sua vida.
Aderiu à BASE FUT- na década de setenta do século passado e por cá permaneceu enquanto a saúde o ajudou. Foi membro da Comissão Executiva Regional durante vários anos até ao nosso Congresso de 2012, e com ele compartilhei em equipa as suas preocupações.
O Sindicato onde trabalhou como funcionário-SBN, a Lourocoop, enquanto alternativa aos grandes Supermercados, e à Cultura, o Atletismo e as suas carências e vitórias, e os direitos dos trabalhadores.
Participava assiduamente com a sua companheira de vida a Rosa Maria, nas nossas atividades Regionais e Nacionais, e assiduamente participava também nas Semanas de férias Culturais em Coimbra, dinamizadas pelo CFTL – Centro de Formação e Tempos Livres.
Uma área que lhe era muito querida era a defesa do ambiente e da contaminação do solo em aterros sanitários por empresas, tendo travado durante vários anos uma luta longa pela responsabilização das mesmas, e levada até ao Tribunal Europeu.
Pautou também a sua intervenção na área associativa nomeadamente no GRIC- Grupo de Intervenção Cultural da Lourocoop, Cooperativa de Consumo onde foi associado e dirigente, apostando na vertente do atletismo para crianças e jovens, grupo que sempre defendeu com toda a dedicação e no qual deixou marcas de grande carinho, camaradagem e empenhamento.
Fica-nos a memória positiva de uma vida doada, sem limites.
Obrigada Saúl !
As nossas condolências à família!
- Dirigente da BASE-FUT, Trabalhadora da Banca Aposentada e sindicalista