Como é tradicional, a região Norte da BASE-F.U.T celebrou a Revolução de Abril de 1974 na nossa sede no Porto. A nossa comemoração iniciou-se ao fim da tarde de 24 e incluiu um jantar de convívio, seguido de um complemento festivo e popular na baixa da cidade do Porto.
Cada um dos presentes faz-se acompanhar do necessário – especialmente a disposição para mais um início de jornada festiva em que se faz memória das alegrias que Abril nos trouxe e as vivências de cada um, tendo como pano de fundo a música do Zeca Afonso, nossa referência preferencial.
Estiveram presentes companheiros do passado, do presente e do futuro da nossa organização. Lembrámos os anos que precederam a Revolução e o empenho do movimento operário em tempos difíceis, a experiência de vida de cada um dos presentes, as nossas lutas – o nosso despertar, crescimento e amadurecimento, que fez também gerar a BASE FUT.
Não estiveram tantos companheiros quanto desejaríamos, embora tenhamos constatado que muitos dos nossos companheiros participavam eles próprios em festividades e eventos públicos, nos locais de residência, nas Juntas de Freguesia e no movimento associativo.
Decidimos por isso alterar este formato de encontro para o futuro no sentido de lhe dar um conteúdo diferente, com uma participação mais ativa. As próximas festividades serão numa tarde do sábado mais próximo do dia 25 de Abril, com uma abordagem mais alargada de reflexão temática à volta das questões mais prementes no mundo do trabalho e da realidade social e política. Teremos assim mais tempo e disponibilidade para obter melhores resultados. Cumprir-se-á Abril de outra forma que achamos poder ser ainda mais proveitosa.
No final do convívio, como manda a nossa tradição, os que ainda puderam foram engrossar a moldura humana que na Avenida dos Aliados se juntava para à meia noite para cantar em uníssono a Grândola Vila Morena com o Coral de Letras da Universidade do Porto e assistir ao fogo de artifício – que evoca Abril em luta mas também em festa.
Porto, 25 de Abril de 2018