Milhões de trabalhadores expostos ao amianto!

Os sindicatos apelaram à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para que cumpra finalmente a sua promessa de legislação para proteger melhor os trabalhadores dos edifícios dominados pelo amianto.

De acordo com dados da UE, entre 4 e 7 milhões de trabalhadores em toda a UE estão expostos ao amianto, sendo que omesotelioma, que é causado pela exposição às fibras de amianto, é responsável por 40% dos cancros relacionados com o trabalho.

A presidente Von der Leyen anunciou em 2022 que iria propor uma diretiva sobre rastreio, registo e monitorização do amianto em edifícios. Foi realizada uma consulta pública e a Comissão deveria adotar uma diretiva no segundo trimestre de 2023, no entanto ainda não o fez.

Em Portugal ainda não foram removidos todos os produtos com amianto dos edifícios públicos, nomeadamente escolas,  (lei nº 2/2011) e muito menos dos privados! Mais uma prova de negligência criminosa  do poder económico e político relativamente às políticas publicas de segurança e saúde dos cidadãos, em particular dos trabalhadores!

Junta-te à BASE-FUT!