O CFTL – Centro de Formação e Tempos Livres e a BASE – Frente Unitária de Trabalhadores estiveram presentes na assembleia geral do EZA – Centro Europeu para as Questões dos Trabalhadores e no seminário de abertura EZA 2022, dedicado ao tema “Solidariedade e paz social em tempos conturbados: prioridades do diálogo social europeu”. Estas iniciativas tiveram lugar em Vilnius, Lituânia, nos passados dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro.
A nossa delegação foi composta por: Paulo Caetano, presidente do CFTL; João Paulo Branco, tesoureiro do CFTL; e Pedro Estêvão, coordenador nacional da BASE-FUT.
Na Assembleia-Geral, destaca-se a reeleição de João Paulo Branco como vogal do conselho de administração do EZA. João Paulo Branco foi o terceiro nome mais votado numa lista de 11 candidatos, um resultado que é demonstrativo do reconhecimento da qualidade do seu trabalho pelas instituições que compõem a rede EZA.Realce também para a reeleição de Maria Reina, presidente da FIDESTRA, como vice-presidente, significando que dois portugueses estarão no conselho de administração no mandato que agora se inicia.
Por sua vez, Pedro Estevão fez parte painel “Solidariedade e paz social em tempos conturbados: exigências relativas à política social e laboral na Europa e às organizações de trabalhadores face à inflação e poder de compra”. A sua comunicação versou sobre as características específicas do atual surto inflacionário e sobre a necessidade urgente de subida dos valores nominais dos salários e pensões para impedir a perda dramática de poder de compra de trabalhadores e pensionistas, bem como de fixação administrativa dos preços da energia como instrumento de contenção do aumento da inflação.
Recorde-se que o EZA – Centro Europeu para as Questões dos Trabalhadores é uma rede de 70 organizações europeias dedicada à promoção do diálogo social e à formação e capacitação dos dirigentes e membros de organizações de trabalhadores, segundo os princípios da dignidade humana, da solidariedade, da subsidariedade e sustentabilidade definidos pela doutrina social da Igreja Católica. O CFTL é membro desta rede desde 1994, onde participa, organiza e dinamiza diversos seminários e grupos de trabalho e mantendo uma presença ativa nos seus órgãos dirigentes.